Sucesso e fracasso... é possível medir?

Sucesso e fracasso… é possível medir?

Um dos grandes objetivos das pessoas é ter sucesso na vida. Se eu lhe perguntar “o que gostaria de alcançar”, certamente o sucesso estaria incluso na lista, ou algo que signifique sucesso pra você. Mas afinal, é possível medir sucesso e fracasso?

Antes de tudo, o que você precisa entender é o que “sucesso” significa para você: Ganhar mais dinheiro? Viver mais tranquilo? Ter a profissão que sempre sonhou? Ser bem sucedido na profissão que tem (mesmo sem ser a que você sempre quis)? Ter mais tempo para família?

A definição de sucesso é diferente pra cada pessoa. Esta é a primeira importante reflexão. E dela tiramos duas preciosas lições:

1)Não se compare aos outros. “Não queria estar no palco que outros criaram para si, sem saber os bastidores deles”. Se a definição de sucesso é diferente para cada um, não compare seu sucesso ao dos outros. Não há problema em você espelhar-se nos outros, mas entenda que todas as pessoas de sucesso tem uma história até ter chegado lá, que você muitas vezes desconhece.

2) Faça o que é importante para você. Não viva almejando o que os outros consideram sucesso. Nesse “outros”, cito a sociedade como um todo, “amigos”, até os pais (lembre que às vezes as pessoas que nos amam acabam nos atrapalhando, mesmo querendo ajudar). Uma vez que você tem bem claro o “sucesso” que quer alcançar, faça o possível para tê-lo. Viva, então, a sua vida, a sua história.

Outro ponto importante a ser considerado é que o sucesso está na jornada, e não no objetivo final. Pode parecer paradoxal, mas o importante é que você viva todos os dias essa caminhada em direção ao seu sonho. O seu objetivo, que muitas vezes considera ser o ponto final para o sucesso, na maioria das vezes é somente um ponto a mais na caminhada até algo maior. Então, se você focar somente em conseguir, e não aproveitar a jornada, ficará ansioso até conseguir, depois terá uma breve recompensa e após isso frustração por não ter mais e precisar lutar novamente. Portanto, o “aproveite cada dia como se fosse o último” nunca foi tão válido (e um dia será verdade, então faça isso todos os dias!).

Sucesso e fracasso, ao contrário do que muitos pensam, não está em conseguir o que queremos. Como assim?

Explico. O objetivo nada mais é do que um foco, que simboliza o esforço que você teve para conquistá-lo. As pessoas não ficam frustradas por não alcançarem seus objetivos. Elas se sentem fracassadas por não fazer o que era necessário para chegar lá. Então, sucesso e fracasso não se referem a um objetivo, mas sim ao quanto você se dedica para alcançá-lo.

“Ok, e se mesmo fazendo o máximo que puder, eu não alcançar meu objetivo?” Primeiro, eu acho isso pouco provável, porque acredito que o mundo é de quem age (falo mais sobre isso no artigo “Repetição é o Segredo”). Mas mesmo assim, caso isso aconteça, você estará com a consciência tranquila, e mais forte para enfrentar o próximo desafio, sabendo suas forças e podendo utilizá-las para alcançar níveis ainda maiores.

Então, defina o que sucesso significa para você. Faça o que é importante para isso acontecer, sem se comparar ao próximo nem se preocupar com o que falarão a seu respeito, e aproveite todos os dias, como uma oportunidade ímpar para ser o mais feliz que puder. Afinal, seria isso uma vida de sucesso?

Grande abraço, paz e luz, e até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *