O-que-é-ter-uma-vida-saudável-

O que é ter uma vida saudável?

Há uma tendência de rotularmos tudo. O ser humano precisa (por imaturidade ou insegurança) de algumas convenções (como “preciso casar”, ou “preciso comprar um carro, uma casa e ter filhos”, ou ainda “preciso fazer uma faculdade para ter sucesso na vida”). Outra que vem sendo auto imposta é a questão de vida saudável. Acho importante ter uma vida saudável, mas tem havido uma distorção do que isso realmente significa.

Quando falamos em vida saudável, na maioria das vezes nos vem em mente (as chamadas “crenças”) aquela fotografia de um casal “sarado”, fazendo exercício físico, sorrindo, num dia ensolarado numa praia paradisíaca… não é? Esse paradigma é criado pela mídia para que busquemos isso (e obviamente, consumamos os materiais necessários para tal). Porém, mais que isso, uma vida saudável tem haver com QUALIDADE DE VIDA. E isso é muito mais profundo que a fotografia acima citada.

Quando falamos em qualidade de vida, alguns fatores me surgem em mente:

1 – Gostar do que faz ou fazer o que gosta?

É importante, sim, gostarmos daquilo que fazemos. Mas muitas vezes, mesmo estando “ok” com nossa vida, não é aquela que sonhamos pra gente. É imprescindível, para uma vida saudável, que busquemos fazer o que gostamos, e que façamos o possível para realizar nossos sonhos. Quando se trata de emagrecimento, é preciso que você seja honesta com você (pare de se enganar), e mude o comportamento necessário para que tenha como resultado o peso que sempre sonhou. Isso se chama foco e determinação.

2- Sinta-se bem consigo mesma

Isso envolve não só o corpo, mas também a mente. Ter hábitos que te fazem bem (e não prejudiquem sua saúde), aproveitar as boas companhias, curtir os bons momentos da vida. E não são somente momentos programados (como, por exemplo, uma boa viagem), mas também aqueles com os quais nos deparamos em nosso dia a dia. Pense mais em você, faça o que verdadeiramente lhe agrada. Pensar em você não é egoísmo, é amor próprio.

3- Trabalhe, mas não muito

Isso não é uma apologia à preguiça. Concordo com o ditado que “o trabalho enobrece o homem”. Acho sim que o trabalho e as relações profissionais nos ajudam a alcançar a felicidade. Mas não faça de seu trabalho uma “fuga” para outras frustrações, nem foque toda sua energia nele. Dinheiro é importante sim, mas numa escala de prioridades, não está nem perto do pódio… concorda? Portanto, dê prioridade ao que realmente importa na sua vida.

4 – Diminua a velocidade

Vivemos sempre com pressa, preocupados com o que não fizemos ontem, e com o que precisamos fazer amanhã. Calma! Tenha tempo pra relaxar o corpo e a mente. Medite. Faça uma massagem. Tire um tempo pra tomar um café, um chimarrão, jogar conversa fora. Esses momentos lhe ajudam a ser mais tranquila, e tomar decisões mais assertivas. No processo de emagrecimento, isso é muito relevante. Estar em conexão com você mesma lhe torna mais focada, e isso impacta em muito suas decisões e atitudes para emagrecer. Viva o hoje, aproveite cada momento da jornada.

5- Pensamento positivo

É inegável a força que o pensamento positivo exerce em nossos objetivos, na nossa vida como um todo (convido você a ler o artigo “O Poder do pensamento no emagrecimento”). Construa mentalmente seu sonho, de forma positiva. Uma mente positiva é um aliado importantíssimo para que você realize seu sonho. Mentalize coisas boas para você.

Foco, determinação, amor próprio, ter prioridades, viver o hoje, mentalizar coisas boas. Isso é ter uma vida saudável.

E pergunto à você: pensando nisso, como anda sua saúde?

Grande abraço, paz e luz, e até a próxima!

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *