senior beautiful woman with a brain

O poder do pensamento no emagrecimento

“Coma certo e faça exercício, que você emagrece!” – Você já ouviu isso alguma vez?

A idéia que perder peso é “somente” uma questão de comer certo e fazer exercício físico já é considerada ultrapassada. Não que esses dois fatores não sejam importantes (muito pelo contrário, eles são essenciais!), mas a afirmação do início do artigo é incompleta. Sabemos que há outros fatores envolvidos no processo de emagrecimento, e isso é especialmente verdadeiro quando falamos não de “perder peso”, mas sim de “ser magra”. Mas afinal, qual a diferença?

“Perder peso”, como o nome mesmo diz, é fazer com que “desçam” os ponteiros da balança. Existem inúmeras formas (certas e erradas) de fazer isso acontecer. E muitas pessoas fazem qualquer coisa (inclusive botar em risco a própria saúde) para realizar isso. Perder peso não é sinônimo de emagrecer, porque esse peso perdido pode ser em virtude da perda de massa magra (músculos), e não de gordura propriamente dita.

“Emagrecer” é diminuir o peso da balança, em decorrência da perda de gordura corporal.

Mas o que se procura é “ser magra”. E isso significa não somente emagrecer, mas ter atitudes e comportamentos que tornem definitivo esse processo de mudança para melhor. São novos hábitos adquiridos, conquista de novas competências que fazem com que o emagrecimento seja uma nova realidade na sua vida.

E para isso acontecer, é necessário que haja mudança não somente do corpo, mas também da mente. Nossa cabeça é a maior responsável pelo nosso sucesso, e também nossa maior sabotadora. E em relação a isso, o que vai fazer a diferença é como você vai utilizar seus pensamentos, ao seu favor ou como adversária.

Vou lhe dar um exemplo: Existem duas mulheres (que vou chamar aqui da Maria e Antônia) que estão reeducando sua alimentação, e na festa da família acabam exagerando na comida. E, obviamente, ambas ficam frustradas consigo mesmas.

Maria pensa da seguinte forma: “Já que comi a mais, vou aproveitar e comer tudo o que quiser nesse final de semana, e na 2ª feira começo novamente” (você já viu essa cena alguma vez, com alguma “conhecida” sua?).

Antônia, por sua vez, pensa: “Comi a mais que deveria. Não posso mais voltar atrás agora. Mas o que posso aprender com isso? E após refletir, Antônia se perdoa pelo “insucesso”, e volta novamente o foco ao seu objetivo de ser magra, não come mais, e já sabe o que fazer da próxima vez para não se sabotar e comprometer seu emagrecimento.

A situação é a mesma. O que muda aqui é o pensamento, a força mental de cada uma, com consequente atitude diferente, o que certamente trará resultados diferentes.

Destacam-se aqui dois pontos importantes: o primeiro, é o “auto perdão”. Entenda que você é um ser humano, passível de erro. Então, quando você “escorregar”, perdoe-se pelo ocorrido, aprenda com o erro, e siga adiante. Não fique remoendo as emoções negativas do insucesso, pense positivamente, volte a ter foco no seu sonho e tenha atitude de vencedora.

Faça do obstáculo uma oportunidade para ser ainda melhor! E use seu pensamento a seu favor, de forma positiva para alcançar o seu sonho de ser magra!

E não esqueça: Pensamento positivo gera emoção positiva. Emoção positiva gera atitude positiva. E somente com atitude positiva você vai conseguir atingir o que quer pra sua vida.

Entenda também, as atitudes que atrapalham quem quer emagrecer.

Um abraço, Paz e Luz, e até breve!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *