Que-tipo-de-nutrientes-preciso-para-emagrecer

Que tipo de nutrientes preciso para emagrecer?

Olá! Dia 31 de março foi celebrado o Dia da Saúde e Nutrição. Em virtude disso e para enfatizar a importância desse assunto, esse artigo traz informações importantes sobre nutrição e alimentos necessários para um emagrecimento saudável.

Quando o assunto é comida, a maioria pensa no processo de emagrecimento como uma “restrição de comida”, um “martírio”, uma coisa desagradável e difícil. O processo de emagrecimento é sim desafiador, mas muito mais pelas nossas crenças em relação à comida e por termos que parar com atitudes que nos atrapalham (e que não queremos deixar de lado), do que com o alimento em si. Um termo que sempre uso com minhas pacientes é que para emagrecer, “você precisa comer certo, e isso não é sinônimo de comer menos”. Muitas vezes, inclusive, acaba-se comendo mais (a diferença é que são quantidades adequadas, em horários adequados, de alimentos com qualidade adequada). Qualidade é mais importante que quantidade!

Em relação ao tipo de alimento, reitero aqui que todos tem sua importância no processo de emagrecimento. Há dietas de todos os tipos e nomes, muitas prometendo verdadeiros milagres, mas que dificilmente conseguirão ser seguidas por muito tempo, e normalmente não trarão resultados duradouros.

As proteínas são fontes de energia importantes, e atuam na construção e manutenção das células do corpo, em especial dos músculos. Podem ser encontradas em uma ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. Carnes, ovos, leite e peixe são fontes animais de proteína. Leguminosas são fontes de proteína vegetal potentes, como feijão, lentilha, grão de bico e soja.

As gorduras (lipídeos) são importante fontes de reserva de energia, além de serem imprescindíveis para síntese de outras substâncias (e funcionamento delas), como as vitaminas A,D,E e K. Deve-se ter cuidado ingestão de gorduras saturadas (presente na carne gorda, banha, manteiga, entre outros). As gorduras monisaturadas (como azeite de oliva, açaí, abacate,) ajudam a diminuir o LDL colesterol e o colesterol total. Já os polinsaturados (peixes, óleos vegetais, oleagionosas – castanhas, nozes, avelãs), possuem efeito antiinflamatório e ajudam na manutenção das membranas das células. Devem ser evitadas as famosas “gorduras trans” (presentes nos “fast foods”, margarina, sorvete, nuggets, bolachas recheadas), que são maléficas para saúde.

Os carboidratos tem função primordial por ser a primeira e principal substância a ser convertida em energia para as células. No processo de emagrecimento, é imprescindível para que haja a “lipólise”, que é a queima de gordura (não há queima de gordura sem carboidrato). Deve-se optar por fontes mais saudáveis, como feijão, grão de bico, polenta, lentilha, alimentos integrais, entre outros.

Há ainda as verduras, leguminosas, frutas, que tem papel importante como fonte de energia, nutrientes, e atuam também como facilitadores do emagrecimento, uma vez que seu consumo diminui o consumo de alimentos mais calóricos e que podem prejudicar o processo de perda de peso.

Doces e bebidas alcoólicas devem ser consumidos com moderação, uma vez que causam picos de insulina, o que ocasiona um acúmulo de açúcar dentro das células, e que será estocado em forma de gordura.

O objetivo desse artigo é trazer a consciência da importância de uma alimentação balanceada nutricionalmente, para que você possa emagrecer com saúde. Não há necessidade de rejeitar qualquer grupo alimentar, entendendo que cada um tem sua importância, mas que há uma quantidade adequada de cada grupo que deve ser respeitada, e que fará muita diferença no resultado final de seu processo de emagrecimento.

Portanto, evite loucuras e dietas milagrosas. Procure um profissional que possa lhe orientar a melhor forma de se alimentar (e isso vai depender de seu peso, sua taxa de metabolismo basal, seu ritmo de exercício físico, entre outros fatores).

E entenda, não há necessidade de loucuras alimentares para perder peso, é preciso que faça o correto, e que mude sua relação com a comida, comendo para sobreviver, e não vivendo para comer.

Entenda melhor como emagrecer comendo certo, baixando o meu último e-Book gratuito, onde rompo com alguns mitos alimentares. Tenho certeza que será muito útil para você! 

Grande abraço, paz e luz, e até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *