Você tem vontade de vencer ou medo de perder?

Você tem vontade de vencer ou medo de perder?

O título do artigo de hoje, por si só, já nos leva a uma reflexão muito importante. E por mais simples que pareça, tenho absoluta certeza que muitas vezes, na sua caminhada, você deixou de realizar algum objetivo por medo de perder algo.

Mas afinal, você perde quando realiza algo que quer para você?

A resposta é sim, você perde. Entenda, a escolha que fazemos em alguma direção, faz com que deixemos de caminhar em outra. E isso significa que deixamos algo para trás, é assim com tudo. O mais importante, porém, é não nos atermos a isso, e sim estarmos em paz com nossas escolhas. É entendermos que o “ganha e perde” da vida acontece, e que estamos mais satisfeitos com o que ganharemos com a nossa escolha do que com o que ficará para trás.

Te convido a fazer um exercício: pense em algo que é importante para você. Um sonho, um objetivo de vida.

Agora, com o sonho em mente, responda (no papel, se possível), o que você ganha alcançando esse sonho?  Dê a si mesmo respostas objetivas (não quero aqui resposta como “felicidade” ou “plenitude”. Isso é o que você vai sentir, não o que você ganha). Auto estima? Ter a vida que sonhou? Dinheiro? Viver seu propósito? Satisfação pessoal e profissional? Mais tempo para a família? Faça uma lista, o maior possível, com todos os ganhos que você terá ao alcançar seu sonho.

Após isso, faça agora uma lista com o que você perde.  Isso mesmo, o que você perde realizando seu sonho? (Tempo com a família? Dinheiro para investir? Tranquilidade? Estabilidade? Sair da zona de conforto? São alguns exemplos só para lhe ajudar no raciocínio)

Mostre a você mesmo, com sinceridade, os dois lados do seu sonho.

Falando na “zona de conforto”, esse é um ponto que merece um comentário especial. A zona de conforto é ótima! Não é à toa que ela é chamada assim, as pessoas se sentem muito bem aqui. O que acontece, porém, é que as pessoas se acomodam nessa zona, e acabam por ficarem apenas sobrevivendo (como comentado no meu artigo anterior,  “Vai.”) e deixam de realizar seus sonhos por medo de perderem essa comodidade. Apesar de “confortável”, essa zona não te ajuda a crescer. A “zona de conforto” é ótima, pena que nada acontecesse enquanto você está nela.

Com a lista dos ganhos e perdas em mãos, a ideia é que você reflita e entenda o que pode fazer para realizar seu sonho e diminuir suas perdas (eu disse diminuir, porque sempre haverá “perdas”, não se esqueça disso).

E mais importante que isso, é entender o quanto seu sonho é importante para você! E se realmente for importante, faça o que for preciso para alcançá-lo. E entender que o “sofrimento” da mudança talvez seja menor que o sofrimento de estar na situação que você se encontra hoje.

Quando o seu “porque” é muito forte, o “como” pouco importa.

Assim, sua vontade de vencer te levará ao lugar que você sempre sonhou. E é isso que você merece.

Um abraço, paz e luz, e até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *