Tempo é … vida!


tempo

Olá amigos!

O ser humano vive um embate incessante em relação ao tempo, ou melhor, contra ele.

É um desafio para todos nós conseguirmos conciliar as 24 horas diárias com todas nossas tarefas, deveres e desejos.

Segundo Parkinson, “quanto mais tempo temos para realizar as tarefas, mais tempo demoramos para fazê-la”. O ser humano, então, tem a tendência de “deixar tudo para última hora”, procrastinando assim as tarefas, e tornando essa círculo vicioso de tempo escasso uma constante em nossas vidas.

E esse hábito faz com que sabotemos nossos sonhos/objetivos, com a desculpa que “nos falta tempo para fazer as coisas”, afetando nosso bem estar, saúde e performance profissional.

Uma tarefa salutar para que tenhamos mais tempo para o que desejamos, é realizar um planejamento desse tempo.

(*)Para isso, alguns passos são importantes:

  1. Defina prioridades: o que realmente é importante pra você? (família, saúde, trabalho, amigos). Quais são os sonhos que quer realizar? São suas prioridades que devem consumir o maior tempo de sua agenda.
  2. Objetivos: formule objetivos com foco em suas prioridades. O objetivo nada mais é que um sonho com planejamento.
  3. Tenha ações direcionadas: servem para atingir os objetivos COM PRAZOS DEFINIDOS. (Pergunte-se: o que posso fazer para realizar meus objetivos?)
  4. Após isso feito, encaixe as atividades rotineiras nas lacunas que sobraram na sua agenda.

Algumas dicas importantes para que você tenha mais tempo de sobra:

  • Feche os “ralos” de tempo: algumas atividades funcionam como verdadeiros “ralos”, que passam desapercebidas, mas podem consumir parte importante do nosso tempo. Entre elas, destacam-se “fofocas”, “navegar na internet” e “pausa prolongada para o café”. Segundo uma consultoria inglesa, esses 3 itens são responsáveis por aproximadamente 13 semanas de trabalho desperdiçado pelas empresas em um ano. Bastante, não?
  • Organize-se: organizar sua casa, documentos e papéis gera um ambiente saudável, que estimula sua concentração, e faz com que você economize tempo.
  • Mantenha uma agenda: e ao mantê-la, é preciso que você seja realista. Não sobrecarregue sua agenda, pois fazendo isso você pode criar um motivo para auto sabotagem. Nem resuma demais suas tarefas, pois isso cria a ilusão de que precisará de pouco tempo para resolvê-las, e isso pode não condizer com a realidade.

E por fim, use seu tempo emocional. 10% do seu tempo este relacionado as coisas que acontecem com você. E você não tem controle sobre esses 10%. Os outros 90% estão relacionados à forma como reagimos ao que nos acontece. E essa grande fatia é controlável, e são nossas escolhas que farão a diferença entre ter mais tempo ou não.

Escolha ser feliz. E dê a você mesmo tempo para isso.

Se você ama a vida e quer vive-la em plenitude, organize seu tempo. Porque é de tempo que a vida é feita.

Grande abraço à todos, e até a próxima!

(*trecho baseado em material de e-learning da Sociedade Brasileira de Coaching)

Facebook Comments

2 comentários em “Tempo é … vida!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *