Por que você faz exercício físico? (A VERDADE!)

1

Olá!

Já é (exaustivamente) debatida a importância da prática de exercício físico para uma melhor qualidade de vida e aumento da longevidade.

Quando nos questionamos o porquê do exercício físico, os clichês aparecem (“para me sentir melhor”, “para melhorar minha saúde”). Isso é fato, importantíssimo e cientificamente comprovado. Os benefícios (primários e secundários) da prática regular de exercícios físicos já são conhecidos, mas esse não é o porquê.

O que te motiva a fazer exercício? Por que VOCÊ faz exercício físico? (o que é diferente de “por que fazer exercício?”). O que leva alguém a treinar mais de 10x por semana? (não estou criticando, esse é meu caso, inclusive.) O que faz alguém praticar qualquer esporte? Por que existem provas que testam (e sugam) toda nossa energia, e cada vez há mais adeptos?

Seguem alguns reais motivadores de “por que você faz exercícios”:

“Para poder comer mais”. Eu não estou aqui julgando se isso é certo ou errado, mas é fato que um número enorme de pessoas faz exercício para poder “comer um pouco mais”. Quem nunca escutou: “Se não puder comer isso, nem continuo me exercitando então!”. É fato que, devido ao maior gasto calórico, as pessoas que praticam exercícios podem ingerir mais calorias e conseguem manter o peso (e, dependendo do exercício, até devem fazer isso). De qualquer forma, uma orientação nutricional da qualidade é sempre bem vinda, a saúde agradece. (Para emagrecer não precisa comer pouco, precisa comer certo, lembre disso).

“Socialização”. O ser humano é um ser sociável. Como tal, necessita desse “senso de pertencimento”, fazer parte de um grupo com alguma afinidade. (Você certamente conhece alguém que não gosta de exercício – e às vezes nem o faz – mas está junto com o pessoal da academia, da corrida, do pilates, da ginástica aeróbica, enfim. Se não conhece, talvez seja você essa pessoa). E o ganho, nesse caso, é o de sentir esse “porto seguro” que o grupo proporciona. Precisamos do outro para sermos felizes, e essa é uma forma de saciarmos essa necessidade.

“Competitividade”. Aí está mais uma característica inerente ao seu humano. E usualmente essa palavra é interpretada de forma negativa. E não o é, na verdade. A competição, de forma saudável, faz com que melhoremos nossa performance e estejamos sempre procurando evoluir. Então, não há nada demais em competir, até porque, exceto se você for um atleta profissional, sua maior competição será consigo mesmo.

“Superação”. Esse é um ponto importante, mas muitas vezes subjetivo da prática do exercício. A verdade é que nunca saberemos quão forte nós somos, até que ser forte seja nossa única alternativa. E o exercício físico testa esse limiar, e fisiologicamente isso libera substâncias que causam (após o “sofrimento”) uma imensa sensação de euforia e bem estar. E claro, vencer a si próprio é o nosso maior desafio. Então, mesmo sem nunca ter pensado nisso, pode ser que você se encaixe nesse quesito.

“Relaxar a mente”. Com o conturbado estilo de vida atual, o exercício cada vez mais tem sido uma “fuga” às loucuras que nós mesmos nos impomos diariamente. É um momento em que nos desconectamos dos problemas do cotidiano, e nos concentramos somente em nós mesmos. Aliás, quanto tempo faz que você não pensa em si mesmo?

“Ser exemplo”. Quando cito esse item, não me refiro àqueles que são “atletas das redes sociais”, que mais postam fotos do que realmente se exercitam. “Ser exemplo” é poder passar uma mensagem, de que isso realmente vale a pena. Algumas pessoas tem o verdadeiro prazer em mostrar aos outros o lado bom do exercício (que são muitos!), e isso poder de alguma forma ajudar aos que associam o exercício a algo monótono e sofrível.

Qual o seu por que? Identificou-se com algum item, ou com mais de um?

Mais uma vez, não estou aqui julgando se o seu motivador é correto ou não, só trago a reflexão que, independentemente do seu “porque”, ele deve levar a algum “como”. Isso leva a última pergunta de hoje:

“Qual o melhor exercício?”

O melhor exercício é aquele que é feito. Então, faça! Procure algo que te dê prazer, e caso não encontre nenhum, faça algum exercício que você sabe que se comprometerá. E lembre-se: “Não é a vida (nem o exercício) que fica mais fácil, é você que fica mais forte”.

Ótima semana, e até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *