Os-melhores-exercícios-para-perder-peso

Os melhores exercícios para perder peso

É inegável a importância do exercício físico na saúde, perda e manutenção do seu peso.

O exercício traz uma série de benefícios que terão impacto positivo na sua qualidade de vida. Aumento do metabolismo, queima de gordura, liberação de endorfinas (causando bem estar e diminuição do stress), proteção cardiovascular (diminuindo a chance de infarto e AVC), aumento da expectativa de vida, da libido e melhora do humor são algumas das inúmeras vantagens de quem pratica exercícios físicos regulares.

“Mas Dr., qual é o melhor exercício físico para perder peso?”. Essa é uma questão que escuto diariamente dos meus pacientes e coachees. Saber qual exercício fazer para poder perder peso.

A idéia do exercício para perda de peso é gastar mais calorias em menos tempo. Nesse contexto, a corrida e a natação se destacam (entre outros exercícios aeróbicos). Porém, para manter a perda de peso de forma consistente, é interessante combinar esse tipo de exercício com musculação (ou qualquer treino de resistência).

Os exercícios aeróbico aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias, e os exercícios de resistência, além disso, favorecem a hipertrofia muscular, o que faz com que o indivíduo gaste mais energia (o que as pessoas conhecem como “acelerar o metabolismo”).

Segue abaixo, o gasto calórico de alguns exercícios físicos:

Andar de bicicleta (passeio) : 350 kcal/hora

Mountain bike: 700 kcal/hora

Boxe: 650 kcal/hora

Caminhada rápida: 520kcal/hora

Capoeira: 720kcal/hora

Corrida: 800-900 kcal/hora

Dança de Salão: 200kcal/hora

Hidroginástica: 500kcal/hora

Musculação: 320 kcal/hora

Natação: 500kcal/hora

Tênis: 480kcal/hora

Vôlei: 480 kcal/hora

Zumba: até 800 kcal/hora

Esses são alguns exemplos de exercício físico para emagrecer. O exercício físico deve ser sempre realizado sob orientação de um profissional, para que se evite o aparecimento de lesões musculares ou articulares. É importante também a hidratação durante o exercício físico.

Importante também frisar, que qualquer atividade física do nosso dia a dia gasta calorias. Então, o importante é não ficar parado!

Então, respondendo a pergunta “qual o melhor exercício físico para perder peso?”: o melhor exercício é AQUELE QUE É FEITO! O importante é fazer exercício físico regular. Procure algum exercício que lhe agrade, e que lhe dê prazer em fazer. Caso não encontre nenhum, faça algum exercício com o qual você se comprometa fazer.

O mínimo recomendado é de 1 hora, 3 vezes na semana. Ou 30 minutos, 5 vezes por semana. Independentemente de qual você escolha, o importante é manter um hábito saudável regular, e associar seus exercícios a uma dieta adequada e cuidar também da sua mente.

Lembre-se: motivação é o que faz você começar, hábito é o que faz você continuar e chegar lá! 

Incrível! E se você gostou desse artigo, não pode deixar de conhecer os efeitos do estresse no ganho de peso.

Um abraço, e até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *