Gratidão te ajuda a perder peso

Gratidão te ajuda a perder peso

Há uma crença que, para perder peso, é necessário “fechar a boca” e fazer exercício. Isto não está errado, porém bem incompleto. Se fosse assim simples, não existiria ninguém acima do peso. É preciso mudança de mentalidade. E o artigo de hoje fala de um sentimento que pode te ajudar a emagrecer: a gratidão.

Quer saber como?

Vamos lá. O ser humano tem o hábito de enfatizar mais as coisas negativas que lhe ocorrem diariamente. O dia pode estar maravilhoso. Você pode ter acordado após uma ótima noite de sono, levantar da cama (o que significa que você acordou, e que tem uma cama), mas basta deixar cair um pedaço de pão com a manteiga pra baixo e… pronto, o mau humor se instala. E assim vai o dia todo. A briga com o chefe, o não concordar com o colega, uma frase mal interpretada do companheiro, tudo é motivo para aborrecimento. As notícias ruins sempre são mais enfatizadas. Esse é um comportamento que, além de não ajudar em nada, acaba acumulando uma energia “carregada”, e é essa energia que você levará para as outras atividades da sua vida.

Existe algo mais desagradável que aquela pessoa que só reclama da vida? Que só fala de doença, das desgraças, da crise? Só lamentações, como se sua vida enfadonha não fosse sua própria responsabilidade. (Conhece alguém assim? Viu alguém assim no espelho hoje?)

Para vivermos mais felizes, é necessário que reconheçamos as dádivas da vida, as alegrias. E não são grandes feitos, mas as pequenas coisas do nosso cotidiano. Vamos lá: você acorda, sai da cama, vai ao banheiro, escova os dentes e vai tomar café da manhã. Isso resume no máximo 10 minutos do seu dia.

Analisando esse espaço de tempo, chegamos a algumas conclusões: primeiro, você acordou, logo, está viva. (existe algo melhor que isso para agradecer?). Saiu da cama, portanto, você dormiu, tem uma cama, cobertas para se proteger do frio. Vai ao banheiro, então tem pernas ou algum meio de se locomover. Escova os dentes, então tem escova, pasta, dentes. Vai tomar café da manhã, significa que tem comida para se alimentar. Dez minutos, e tantos motivos para agradecer. Imagine em 24 horas!

Agora, eu te pergunto, o quanto você tem agradecido pela vida?

Agora vejamos o caso de emagrecimento. O fato de você estar acima do peso significa que você é responsável por isso. Isso é já motivo para agradecer, porque você (e só você!) pode mudar esse quadro. Quantas pessoas não tem mais autonomia para cuidar de si? Significa também que você tem comida (e está abusando dela), oportunidade que milhares de pessoas não tem.

Agradecer pelas bênçãos é exercício salutar para que você se empodere de uma energia positiva, e use-a para conquistar o que quer para si.

Agradeça também os desafios. As dificuldades servem para que exercitemos nossas virtudes, nossas forças, e possamos evoluir em todos os sentidos.

Então, a gratidão é instrumento importante para que você se energize positivamente, e isso será um forte aliado para você conquistar seu sonho, inclusive o de ser magra.

Experimente agradecer, ao final do dia (durante alguns dias), por 3 coisas boas que te aconteceram durante o dia, e se surpreenda com a mudança que isto irá lhe causar (esse exercício é cientificamente comprovado pela psicologia positiva, resultando em aumento do bem estar).

E caso seja cética em relação a isso, permita-se experimentar essa sensação. Você não tem nada a perder. O máximo que pode acontecer é você continuar onde está. E você quer ficar onde está? Se parar para pensar, nada é mais doloroso do que estar numa situação que não te faz feliz, não é?

Seja grata. Por quem você é. Pelas alegrias e dificuldades. Pelo desafio que você se propõe a superar, e por todas as forças que irão te ajudar a ter a vida que sempre sonhou.

Gratidão por ter lido esse artigo. E por se permitir melhorar a cada dia.

Um abraço, e até breve.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *