“Cuide de você”: Luz Intensa Pulsada

erbiumlaser

Sempre me perguntam (e me deparo) como fazer para cuidar do corpo e mente? Como não deixar que nos ocupemos mais com o material que com o espiritual? A resposta é simples: equilíbrio.

Na minha rotina profissional, em uma Clínica de Medicina Estética, procuro sempre levar em conta todos esses fatores. E obviamente, sentir-se bem consigo mesmo e cuidar da sua aparência, melhora sua autoestima e traz uma melhor qualidade de vida, objetivo este que deve ser buscado por todos, sempre.

“Há momentos em que é preciso escolher entre viver a sua própria vida plenamente, inteiramente, completamente, ou assumir a existência degradante, ignóbil e falsa que o mundo, na sua hipocrisia, nos impõe” – Oscar Wilde

No que diz respeito à saúde da pele, há alguns tratamentos que são sazonais, ou seja, que são preferencialmente realizados em determinadas épocas do ano, em virtude (principalmente) da exposição ao sol. No inverno, estação que se aproxima, é quando realizamos a maioria dos tratamentos faciais, e tem destaque as “terapias fotodinâmicas”, da qual enfatizo aqui a Luz Intensa Pulsada (LIP).

A pele vai apresentando, ao longo da vida, sinais de envelhecimento e exposição ao sol. Aparecem as pigmentações tipo sardas, os poros de dilatam. Surgem as rugas. A face, colo e pescoço tornam-se ásperos, espessos, inelásticos, amarelados, secos e foscos.

Há vários tratamentos para melhora dessas condições, e entre eles ganha destaque a Luz Intensa Pulsada (LIP). Os modernos tratamentos com a LIP seguem uma tecnologia chamada “não ablativa”, o que torna esse procedimento menos agressivo, permitindo ao paciente manter suas atividades diárias (trabalho, atividades físicas, entre outros).

A grande vantagem da LIP é uma maior gama de indicações, já que em uma mesma sessão pode-se tratar diferentes alterações da pele (manchas, flacidez, envelhecimento, por exemplo). Isso implica que, em uma mesma sessão, o paciente pode ser tratado para diferentes problemas clínicos, o que é impossível com a maioria dos outros aparelhos disponíveis no mercado.

As indicações da Luz Intensa Pulsada são as mais variadas. Entre elas destacam-se:
ALTERAÇÕES DA PIGMENTAÇÃO (MANCHAS) : as “manchas” causadas pelo envelhecimento são as melhores indicações do tratamento. A principal indicação é para o tratamento das melanoses solares, que são manchas causadas pela exposição solar. Trata-se também o melasma, que são as manchas decorrentes (principalmente) da gestação.

ENVELHECIMENTO FACIAL: manchas, rugas, sulcos, dobras, poros abertos, aspereza, “vermelhidão”, vasos, flacidez facial e do pescoço, são sinais do envelhecimento da pele. A Luz Pulsada age sobre os pigmentos da pele responsáveis pelas manchas, tratas os vasos e estimula o colágeno, combatendo a flacidez.

FLACIDEZ: a LIP atua nos tecidos profundos, estimulando o colágeno e retraindo a pele, ajudando assim no combate à flacidez.

VASOS NA FACE: a Luz Intensa Pulsada trata muito bem as telangiectasias (pequenos “vasinhos” na face), que dão ao rosto aquela indesejável coloração avermelhada.

EPILAÇÃO: a retirada dos pelos (barba, axila, buço, costas, virilha, perna) é outra importante indicação, propiciando ao paciente um período longo sem necessidade de depilação, além de resolver alguns inconvenientes, como os pelos que encravam com frequência.

MANCHAS NAS MÃOS: as “manchas senis” das mãos, assim como a qualidade da pele, melhoram com o tratamento com a Luz Intensa Pulsada.

ROSÁCEA: condição que cria uma vermelhidão e aparecimento de vasos na face. A Luz Pulsada melhora com sucesso essa consequência, embora não possa agir na causa do problema, que é crônico e deva ser continuamente tratado.

SARDAS: também se beneficiam com o tratamento com a Luz Pulsada.

É importante e indispensável uma avaliação médica antes do tratamento, onde serão indicados todos tratamentos e cuidados necessários, e que possam efetivamente melhorar a queixa do paciente. Também é importante que um profissional capacitado seja o responsável pela aplicação dessa técnica, diminuindo assim o risco de complicações e resultados indesejáveis.

Em breve abordaremos outras terapias na série “Cuide de você”, para que vocês leitores compreendam um pouco mais os cuidados necessários e técnicas disponíveis para sentir-se bem consigo mesmo, melhorar a autoestima e a qualidade de vida.

“É exatamente disso que a vida é feita: de momentos! Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado, por algum motivo. Nunca esquecendo do mais importante: nada na vida é por acaso.” – Chico Xavier

Um final de semana de muita paz e luz, e até a próxima.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *