Acreditar, sempre!

 

 

111

A saúde é o conjunto do bem estar físico, mental e emocional. A tríade “corpo-mente-espírito” saudável é importante para mantermos a saúde e qualidade de vida em alta.

E quando falamos do lado espiritual, para sermos felizes, é preciso acreditar. Acreditar sempre! Mas acreditar em que?

Infelizmente, acontecimentos recentes tem levado as pessoas a serem desconfiadas. As demonstrações de violência (físicas e psicológicas) vivenciadas, a corrupção desenfreada que toma conta do meio político, a ênfase dada pelos meios de comunicação às notícias ruins, faz com que nos tornemos cada dia mais desanimados com o futuro.

Mas não é sob esse prisma que devemos ver esse período difícil pelo qual passamos. É exatamente esse contexto  que deve impulsionar nossa melhora.

Todo esse cenário desfavorável deve servir de exemplo a não ser seguido, e para que cada um de nós seja instrumento de mudança. E para isso é preciso acreditar.

Primeiro, é preciso acreditar na humanidade. Acreditar que as pessoas querem mudança. Que a maioria de nós quer o bem do próximo, da humanidade, do planeta.

Mas não basta somente acreditar nisso. É preciso fazermos nossa parte. Não furar fila, não fazer fofoca, não comprar produtos piratas, ser educado no trânsito, não dirigir alcoolizado, dar preferência aos idosos, ser gentil com os amigos, e principalmente dentro de casa (você tem feito isso?). Precisamos ser exemplo para os outros. Para seus filhos, sua família. Para seus amigos. Aos estranhos. Para quem quer que seja. É necessário que coloquemos em prática o que desejamos para o mundo.

É preciso acreditar em você mesmo. Acredite em seu potencial. Seja otimista sempre. Não deixe que ninguém te diga o que você precisa fazer para ser feliz. O significado de felicidade, na prática, é diferente para uma e para outra pessoa. Não se apegue às convenções sociais. Isso não significa ser irresponsável, mas você deve fazer o que realmente lhe deixa feliz. Acredite que você pode ser feliz do seu jeito. E pratique isso no seu dia a dia.

“Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo” – Henry Ford

Tenha fé! E ter fé não é simplesmente acreditar em algo. E é independente de religião. Aliás, não existe a melhor religião. A melhor religião, independente qual seja, é aquela que faz de você uma pessoa melhor. Voltando para a fé, é preciso que acreditemos e coloquemos em prática aquilo em que acreditamos.  É minimizar nossos erros, vivenciar nossas virtudes (e aprender novas), e aproveitar cada dia como se fosse a última oportunidade dessa existência (porque um dia será.)

“Acreditar e não viver é desonesto” – Mahatma Gandhi

As dificuldades e problemas sempre aparecerão em nossas vidas. Isso é fato. O que vai fazer a diferença (para evoluirmos, e sermos felizes) será como vamos lidar com essas dificuldades.

“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.” – Buda.

Ótima semana e acredite sempre!

Facebook Comments

Um comentário em “Acreditar, sempre!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *