A Força da Vulnerabilidade

ri

Estamos acostumados, desde crianças, a sermos rotulados pela sociedade sobre o que podemos ou não podemos, o que se espera de nós e o que devemos fazer.

“Homem não chora”, “menina precisa ser delicada”, “você tem que parecer feliz, mesmo que esteja triste por dentro”, “não demonstre fraqueza”, “você precisa ser o melhor” são algumas crenças que a sociedade (leia-se pais aqui, também) nos faz acreditar. Além de enraizar crenças limitantes em nosso subconsciente, esse comportamento faz com que adotemos comportamentos para manter o “satus quo” (“as coisas são assim…”), mesmo que essa não seja a forma como gostaríamos de viver. E para não nos indispormos com quem amamos ou para não machucarmos nosso ego com o que os outros possam pensar a nosso respeito, simplesmente seguimos a cartilha da vida social.

É fato, porém, que felicidade é diferente para cada um de nós. E você, amigo leitor, nunca será feliz se não parar de agir com aparência, e começar a viver sua essência. E sua essência, entre outros itens, é aceitar quem você é. Aceitar o ser humano que é. Com virtudes e defeitos.

Fomos ensinados a valorizar nossas virtudes (o que acho ótimo!) e ignorar nossos defeitos. Aprendemos que demonstrar fraqueza é sinônimo de fracasso.

Ledo engano.

ri2

A vulnerabilidade cria empatia. Coloca você no patamar dos demais seres (como deveria ser). Reconhecer suas falhas é sinal de humildade. E ser vulnerável só  faz da gente você o que realmente é: um ser humano em evolução.

Porém, mais que isso, a vulnerabilidade pode te ajudar a parar de se preocupar em agradar aos outros. À medida que você se aceita, e para de se envergonhar de quem é, você para de viver para satisfazer os outros e começa a fazer o que realmente te faz feliz. E todo o resto se torna secundário.

Para quem se importa com você, não é necessário qualquer explicação. E para quem não se importa, não merece sua explicação.

Então, demonstre quem você realmente é. Não é sobre os outros, é sobre sua relação consigo mesmo. E pare de se preocupar com a opinião alheia. Afinal, o que os outros pensam sobre você, é problema deles, e não seu.

Paz e Luz, um abraço, e até a próxima!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *